Nordeste Rural | Homepage


O manejo correto da verminose na criação de gado

🕔10.Maio 2022

O controle de vermes no rebanho bovino é mais eficiente se realizado por meio de quatro vermifugações. A Embrapa Rondônia (Porto Velho – RO) recomenda que seja aplicada a primeira dose da vermifugação nos bovinos leiteiros e de corte, o início do período seco. Esta primeira providência que deve proporcionar uma economia no manejo dos animais e reduzir os custos da mão-de-obra, além de um menor estresse nos animais.

A segunda aplicação de medicamentos contra vermes deve ser feita em julho, a terceira em agosto e a última em dezembro. De acordo com as pesquisas, como dados de vermifugação com variações de região para região, de acordo com as condições climáticas. É recomendado que as vermifugações sejam feitas com o acompanhamento de médico veterinário.

Os animais serão vermifugados no período da seca, alerta o pesquisador da Embrapa Rondônia, Francelino Goulart, pois é nesta época que as pastagens são decadentes e com menor valor nutricional. Com isso, os animais resistem e aumenta mais sua resistência ao ataque de vermes. Geralmente os vermes são eliminados pelo medicamento, diferentemente de um surto de verminose que possa ocorrer no próximo período chuvoso. De acordo com Francelino os animais devem ser vermifugados, principalmente, do desmame até os 36 meses.

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE