Nordeste Rural | Homepage


O calor é fonte importante para a criação de aves

🕔22.fev 2024

Pintinhos no aviário

Nos aviários mais modernos, em que a automação e climatização são priorizadas, é dada aos lotes oferta de uma fonte suplementar de calor. Para obter o melhor resultado, o produtor deve, primeiramente, concentrar as aves em um espaço em torno de 30% a 40% da área total do aviário, especialmente nos três primeiros dias de alojamento dos pintinhos, que pode ser feita por meio de divisórias e uso de forro de lona plástica.

Essa redução do espaço deve ser mantida até os 21 dias de vida da ave. É importante ressaltar que essa área para os pintinhos deve ser aumentada na medida em que eles crescem, de modo a manter o bem-estar e o acesso à alimentação e água sem provocar estresse. Por esse espaço confinado, o mais comum é que sejam distribuídas campânulas, alimentadas com gás. Também é preciso oferecer às aves uma ventilação mínima. Para isso, devem ser feitas pequenas abertura no forro do aviário.

De acordo com o pesquisador Paulo Sérgio Rosa, da Embrapa Suínos e Aves, o ideal é que o ambiente de criação das aves ofereça 35 graus centígrados no primeiro dia. A partir do segundo dia, a temperatura deve ser reduzida gradativamente até chegar por volta dos 30 graus no sétimo dia. Do sétimo ao 14º dia, a temperatura pode variar até os 28 graus. Do 14º ao 21º dia, a temperatura pode decrescer de 28 para 26 graus. Depois dos 21 dias, a temperatura deve ficar entre 21 e 26 graus. Garantir temperaturas ideais de acordo com a idade dos frangos melhora o conforto, otimizando a conversão alimentar e o ganho de peso.

Nas épocas mais frias, o produtor deve ter preocupações extras para os criatórios de frangos de corte. Segundo a Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é preciso estar atento ao manejo dentro do aviário. “Se ocorrerem erros nesse período, o lote certamente terá quebra de produtividade”, alertou o pesquisador Paulo Sérgio Rosa.

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE