Nordeste Rural | Homepage


Medidas úteis para ajudar a controlar a quantidade de moscas na propriedade rural

🕔02.jan 2022

Para controlar o excesso de moscas o produtor só precisa adotar algumas medidas simples. Como não é possível e nem mesmo desejável eliminar totalmente esses insetos, o método mais adequado para controlar a população de moscas na propriedade rural é o mecânico. É o que explica o veterinário Vítor Hugo Grings, da Embrapa Suínos e Aves.

As moscas se alimentam de matéria orgânica como fezes de animais e de pessoas, restos de comida e sobras da produção agrícola. O método mecânico consiste em eliminar esses focos de atração, onde as moscas realizam a postura de larvas. “Qualquer matéria orgânica, onde o dejeto é fresco, oferece condições apropriadas para a proliferação de moscas. Essa matéria orgânica possui nutrientes e produz a condição ideal de temperatura e de umidade pra atender essa larva no seu desenvolvimento”, explica o veterinário.

Além de causar incômodo tanto às pessoas quanto aos animais, moscas também são transmissoras de doenças pois, ao pousar em excrementos e depois em alimentos, os insetos acabam infectando-os com bactérias causadores de diferentes enfermidades. Grings explica ainda que o controle químico, ou seja, o uso de veneno só deve ser usado quando a situação foge ao controle do produtor: “o veneno é um paliativo para os surtos de moscas. Se na propriedade tem um controle efetivo de moscas, com a adoção do método mecânico que mantém uma população reduzida mas ocorre um surto, é um indicativo de que o produtor tem que buscar a fonte de geração dessas moscas porque alguma coisa fugiu do seu controle”.

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE