Criado um novo posto de fiscalização agropecuária no sertão de Pernambuco
O novo posto é o resultado de um acordo de cooperação firmado entre a Adagro – Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco – e Prefeitura de Parnamirim. O acordo de cooperação prevê instalação de Posto de Atendimento da Agência no município para ampliar fiscalização, emissão de documentos sanitários e apoio aos produtores rurais.
Com isso, os serviços de defesa agropecuária do Estado serão ampliados para atender as demandas do próprio município e de outras áreas do sertão do Estado. O acordo, assinado na última semana de maio, prevê a instalação e manutenção de um Posto de Atendimento da Agência na cidade, que fica a 580km do Recife. O acordo terá vigência até 1º de janeiro de 2029, podendo ser prorrogado.
“A parceria tem como objetivo fortalecer as ações de fiscalização e regularização do trânsito agropecuário, garantindo maior suporte aos produtores rurais da região”, falou o diretor-presidente da Adagro, Moshe Dayan Fernandes. Pelo acordo, o município ficará responsável por disponibilizar a estrutura física e tecnológica necessária para o funcionamento do posto, incluindo espaço adequado, mobiliário, energia elétrica e acesso à internet.
Já a Adagro será responsável pela qualificação dos servidores municipais envolvidos nas atividades, além da supervisão técnica dos serviços executados. A autarquia também disponibilizará acesso aos sistemas informatizados utilizados para emissão de documentos sanitários, como a Guia de Trânsito Animal (GTA) e a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV).
Entre as metas estabelecidas no acordo estão a ampliação da emissão de GTAs para os criadores rurais, a atualização do cadastro de produtores e propriedades rurais, o fortalecimento das campanhas de educação sanitária e o apoio às ações de defesa e fiscalização agropecuária no município.
Moshe Dayan Fernandes ainda destacou a importância da parceria para o fortalecimento da sanidade agropecuária em Pernambuco. O prefeito de Parnamirim, Lucelio Mucio Moura Angelim, que também assinou o documento, comemorou a parceria, salientando o ganho para a agropecuária do município. Na ocasião também foram visitadas as instalações do abatedouro de caprino/ouvindo da Cocane da feira de animais do município.


No Comments Yet!
No one have left a comment for this post yet!