Nordeste Rural | Homepage
Advertisement

Uma variedade de macaxeira sem fiapos e mais produtiva

🕔07.dez 2014

macaxeiraEssa nova variedade foi desenvolvida pelos pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental. É uma macaxeira amarela, macia e saborosa, a Aipim Manteiga não apresenta fibras, tem sabor adocicado e a textura da massa cozida é fina, características desejáveis para a produção de bolos, sequilhos, nhoques e purês. Com todas essas vantagens, os produtores rurais poderão obter bons lucros plantando.

O programa de melhoramento da mandioca da Embrapa tem como finalidade básica o desenvolvimento e a avaliação de espécies adaptadas aos ecossistemas do trópico úmido das regiões brasileiras e que atendam às demandas do mercado consumidor. Para isso, utilizam-se técnicas de avaliação de tipos locais de mandioca assim como o a introdução, seleção e avaliação e de materiais originários de outras regiões.

A macaxeira, conhecida também como mandioca mansa, doce, de mesa ou aipim, é destinada principalmente ao consumo in natura. Apesar das peculiaridades dos ecossistemas, participa de forma significativa nos diversos sistemas de produção, quer isoladamente, em cultivos de fundo de quintal, ou em consórcio com outras culturas.

A mandioca desempenha importante papel entre as culturas agrícolas produzidas nacionalmente, além de ser responsável pela principal fonte de alimentação energética de boa parte da população e representa importante opção de desenvolvimento agroindustrial.

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE