Planta nativa controla o ataque do gorgulho-do-milho
Uma praga que ataca os paióis e pode acabar com a produção de milho, cevada, trigo e arroz é o chamado gorgulho-do-milho. Para isso, basta que os produtores ponham em prática um jeito simples e de baixo custo para espantar a praga. A matéria-prima é uma planta conhecida como cipó-vick, encontrado em áreas de capoeira e no alto das árvores, principalmente na região amazônica.
“Ao se alimentar, o gorgulho perfura os grãos fazendo com que fiquem chochos. Se o agricultor estiver armazenando o milho para produção de sementes, perde-se essa utilidade e o grão também fica inadequado para alimentar os animais, sem os nutrientes necessários para a criação”, explica o pesquisador da Embrapa Acre, Murilo Fazolin.
Uma forma alternativa para o controle do gorgulho-do-milho é o cipó-vick, que quando é levemente amassado, libera um gás, o ácido cianídrico, que elimina o inseto. A planta, representa uma importante forma de economia para o agricultor. “A grande vantagem para os produtores rurais é que o inseticida basta ser preparado e aplicado para a proteção dos grãos”, afirma Fazolin.
Com essa técnica, a produção pode ser armazenada por até oito meses, o que garante que o agricultor possa utilizar os grãos colhidos no momento mais apropriado, quando a criação necessita de suplementação alimentar ou na época em que os preços estejam melhores. O agricultor também tem a possibilidade de cultivar o cipó-vick, para evitar que a planta nativa se extingua com o uso intenso.
Para se manipular o cipó-vick são necessários alguns cuidados: deve ser utilizada máscara protetora e luvas. “Embora seja um produto proveniente de uma planta, ele é tóxico para a saúde humana, essa planta emite um gás forte e o agricultor precisa tomar cuidado. Também não se pode colocar a planta em contato direto com os grãos, para que eles não absorvam a umidade. Então, nós recomendamos a utilização de uma garrafa pet perfurada”, alerta. Os grãos devem receber apenas o cheiro da planta.

