Nordeste Rural | Homepage


Técnicas diferentes para uma boa criação de búfalos

🕔13.fev 2015

filhotes-bufaloApesar de extremamente rústicos, os búfalos merecem certos cuidados que vão desde a amamentação nas primeiras horas de vida até o controle de vermes e o processo de desmame. É importante entender que existem aspectos diferentes  entre uma criação de búfalos para corte e para leite. No primeiro caso, os bezerros mamam na vaca à vontade. Em uma propriedade leiteira, no entanto, é preciso administrar o leite que é liberado ao filhote e o que é destinado à ordenha.

Marivaldo Figueiró, médico veterinário da Embrapa Rondônia, explica que conciliar ordenha com alimentação do bezerro não chega a ser um problema. “Bezerros cujas mães não são ordenhadas engordam em média 800 gramas por dia. Já o filhote de uma vaca ordenhada ganha cerca de 700 gramas por dia, uma diferença muito pequena perto do benefício que a venda de leite proporciona para o produtor”, explica.

Mas para garantir a saúde do bezerro os cuidados devem começar logo nas primeiras horas de vida.  Recomenda-se que as búfalas permaneçam com suas crias entre 24 horas e 36 horas sem serem importunadas. Esse tempo é essencial para que o bezerro se alimente exclusivamente do leite da mãe, rico em proteínas e imunoglobulinas, o que fortalece o sistema imunológico. Até o quarto dia de vida, vaca e filhote devem ficar isolados, para evitar que bezerros mais velhos se alimentem do colostro, esse rico leite produzido logo após o parto.

Um filhote bem alimentado fica menos vulnerável a pragas e doenças, mas vacinas e ações preventivas também são importantes. As vacinações são contra paratifo, febre aftosa, carbúnculo, raiva e brucelose. Carrapato, berne e mosca-dos-chifres podem ser controlados por inseticidas, mas a praga que mais merece atenção é o verme Toxocara vitulorum.

O médico veterinário Fábio Barbieri explica que o verme compete por nutrientes com o bezerro, prejudicando seu desenvolvimento. Infestações mais graves podem levar o filhote à morte. Por isso, para evitar problemas com a principal praga dos búfalos, é importante tratar os bezerros de maneira preventiva, com o uso de vermífugos.

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE