Nordeste Rural | Homepage


Técnica simples pode favorecer a captação de água e conservação de solo

🕔06.abr 2018

camalhõesO armazenamento da água da chuva na propriedade podem melhorar a qualidade de vida das famílias rurais, que aproveitam essa água para fornecer aos animais ou para o plantio das lavouras. Atualmente, um programa de muita repercussão que está sendo adotado no campo é a construção de cisternas.

Para os técnicos da Embrapa Semi-Árido, em Petrolina, sertão de Pernambuco, o sistema de captação de água da chuva in situ, ou seja, no local do plantio é bastante útil. Com o uso de tração animal ou mecânica, o agricultor faz um plano inclinado entre dois sulcos, formando camalhões. A água da chuva fica acumulada, possibilitando uma maior infiltração da água no local onde estão as raízes das plantas.

Segundo os pesquisadores, a disponibilidade de água para as plantas por mais tempo pode representar uma enorme diferença na produtividade. Um aumento de 25% na quantidade de água disponível para as plantas eleva as chances de colheita de uma cultura de 10% para até 90%.

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE