Nordeste Rural | Homepage


Suplemento mineral ajuda a desenvolver o gado em áreas de pastagens pobres de minerais

🕔12.Maio 2022

A falta de nutrientes pode representar a saúde dos animais e seu desempenho. Em regiões onde os pastos são pobres em minerais, o produtor precisa encontrar alternativas para alimentar seu rebanho. Uma delas é adubar as pastagens com os minerais que estão em falta. Outra, mais simples e mais barata, é fornecer minerais direto para os animais.

Depois de vários estudos, a Embrapa Rondônia elaborou um suplemento animal para bovinos de criação, diferentes recria e engorda para áreas da região Norte. É o Rondosal. O produto vai conseguindo aumentar a fertilidade com mais benefícios para os produtores pois os animais conseguem se desenvolver em menos tempo e ganham peso mais rapidamente.

Para os pesquisadores a época mais recomendada para uso da suplementação mineral para o animal é a época chuvosa. Isso porque os animais aproveitam melhor a suplementação. Mas um alerta dos técnicos é de que se deve ter a opinião de um especialista para fazer essa suplementação, pois o suplemento mineral depende muito das categorias sendo diferente quando se trata de vacas e de bois para engorda.

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE