Nordeste Rural | Homepage

Os vermes que vivem no solo e prejudicam a cultura de hortaliças

🕔17.nov 2014

manejo_de_nematoide

Os nematóides vivem no solo e se alimentam nas plantas pelas raízes, reproduzindo-se nesse local. Eles são microorganismos vermiformes e microscópicos. Uma planta atacada por esse tipo de verme apresenta deformações nas raízes, conhecidas como galhas. Como conseqüência, as plantas ficam pequenas, amareladas e murchas. Esses sintomas são facilmente confundidos com os de outras doenças, com a falta de água ou com deficiência mineral.

Os nematóides causam grandes perdas, principalmente em tomate, batata, batata-doce, cenoura e mandioquinha-salsa. No caso de batata, batata-doce e cenoura, por exemplo, os danos causados comprometem diretamente a qualidade do alimento. Em outros casos, ocorre uma diminuição da produtividade porque as raízes ficam danificadas e não absorvem água e nutrientes suficientes.

Para o pesquisador João Maria Chachar, da Embrapa Hortaliças, além de cuidados sob orientação de especialistas, os produtores podem proteger suas lavouras e hortas do ataque de nematóides, com um manejo simples, por exemplo, a rotação de culturas.

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE