Nordeste Rural | Homepage


O rebanho pode ser mais produtivo quando mais bem tratado

🕔09.set 2021

Em países de clima tropical, como o Brasil, as vacas podem sofrer de estresse calórico, causado pelas altas temperaturas e pelo manejo inadequado. Para obter melhor produtividade das vacas leiteiras, o pecuarista deve se preocupar com as condições em que os animais são criados. É preciso providenciar um ambiente com boa ventilação e sombra, além de disponibilizar água em grande quantidade para os animais.

Quantidade insuficiente de água, condições inapropriadas do terreno e grande quantidade de animais compartilhando um espaço pequeno também são fatores que causam desconforto aos animais. Assim, as vacas devem contar com água sempre limpa e disponível em grande quantidade. O terreno onde os animais ficam não deve ter grandes declividades. Por fim, as instalações devem ser bem adequadas ao tamanho do rebanho, estando limpas e bem cuidadas de modo a evitar a presença de insetos, como moscas.

Outro fator importante é a alimentação. O produtor deve fazer uma mistura equilibrada entre o concentrado e o volumoso. Os volumosos, por possuírem mais fibras e levarem mais tempo para serem digeridos, são os que elevam mais a temperatura corporal das vacas. Por isso, diminuição de volumoso na dieta para vacas em regiões de muito calor pode ser uma boa alternativa. Para amenizar o problema do calor pode-se acrescentar na alimentação do animal o fornecimento de concentrados. Os concentrados, além de exigirem uma ingestão de quantidades menores para manter as vacas bem nutridas, têm digestão mais fácil.

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE