Nordeste Rural | Homepage


O manejo correto das fazendas de leite para melhorar a produtividade do rebanho

0 Comments 🕔04.ago 2022

A água é um dos fatores de produção mais importantes para a atividade leiteira. Ela é essencial para a produção de alimentos aos animais, para o consumo do gado e para a realização dos serviços de limpeza. Segundo Palhares, a gestão adequada do recurso nos sistemas de produção precisa ser para garantir a sustentabilidade da atividade leiteira. “A avaliação da produtividade hírica permite identificar os pontos de uso da água e, consequentemente, propor boas práticas de seu uso. A produtividade hídrica é dependente do tipo de sistema de produção, espécies e raça do animal, e o tipo e a origem dos componentes da dieta animal. Dessa forma, é fundamental avaliar o fluxo de produtividade hídrica em escala de fazenda para ajudar o produtor a entender os usos de água e otimizar o uso desse recurso”, conta o pesquisador Julio Palhares.

A adoção de boas práticas com o objetivo de alcançar uma maior eficiência no uso da água, além de reduzir o consumo, melhorar a produtividade hídrica. Para o pesquisador, a maneira mais rápida de melhorar a atividade nutricional ou o valor da produtividade hídrica se dá pelo manejo correto, com impacto na redução do custo de produção leiteira.

De acordo com ele, um sistema menos intenso com alta produtividade de água pode significar menor custo de produção, menos dependência de insumos externos, menor geração de necessidade por área. “A intensificação do sistema de leite uma tendência mundial, principalmente pela probabilidade de escalada. No entanto, sabe-se que a intensificação dos passivos ambientais e sociais. Semos mais elevada produtividade agregada em sistemas hidráulicos menos intensificados é um ponto que pode contribuir para a viabilidade ambiental do sistema de bem agregado como valor ao produto”, explica.

Ao analisar a intensificação dos sistemas de produção, como fazendas confinadas, sob a perspectiva da produtividade, estes sistemas são mais compostos. Mas essa perspectiva não pode mais ser uma avaliação única de produtos de origem animal. A dimensão ambiental também deve ser considerada seus diversos aspectos, como a água, o uso eficiente de gases do efeito estufa e a preservação da biodiversidade destacada.

 

No Comments

No Comments Yet!

No one have left a comment for this post yet!

Write a Comment

<

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE