Nordeste Rural | Homepage


O jeito certo de conservar a vitamina “C” nas frutas

🕔21.jan 2022

A vitamina C é um poderoso oxidante, ou seja, é capaz de expulsar do nosso organismo substâncias prejudiciais ao nosso bem estar. Além disso, é responsável pelo não desenvolvimento do escorbuto, doença que afeta todo o sistema circulatório, provocando uma série de hemorragias, podendo causar a morte. É preciso consumir alimentos ricos em vitamina C para repô-la no organismo que não é capaz de produzi-la.

Para a química da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Jeane Santos da Rosa, os resultados de uma pesquisa sobre a conservação das propriedades nutritivas da vitamina C foram possíveis graças a uma pesquisa realizada pela Embrapa. “Conseguimos provar que o suco de laranja, mesmo após seis horas e em temperatura ambiente, perde apenas 20% da vitamina C que a fruta continha”, explica Jeane. Com isso, a pesquisa desmistificou a idéia, que já havia se tornado um senso comum, de que os nutrientes presentes na fruta, inclusive a vitamina C, são destruídos assim que o suco é extraído.

Para melhor conservar as qualidades nutritivas da vitamina C o mais indicado é manter sucos e frutas sob refrigeração, ou seja, na geladeira, sem esquecer de, antes, fazer uma boa  higienização dos alimentos.

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE