O 29º ENCAFÉ vai até o próximo domingo em Alagoas
O 29º Encontro Nacional da Indústria de Café (ENCAFÉ), é considerado um dos mais relevantes eventos anuais do mercado de café do Brasil, organizado pela Associação Brasileira da indústria de Café (ABIC) e com patrocínio do SEBRAE. Durante cinco dias, o hotel Vila Galé Alagoas, a apenas 40 km da capital Maceió, será palco de discussões sobre o futuro do segmento, análises de mercado, muito networking e, ainda, receberá a etapa final do 1º Campeonato Brasileiro de Blends de Café.
O evento contará com palestras exclusivas, workshops, exposições históricas e degustações, bem como com a participação de produtores, torrefadores, baristas, compradores, exportadores e outros profissionais do setor cafeeiro. Autoridades governamentais e representantes de instituições de pesquisa e ensino relacionadas ao café também estarão presentes. Dentre eles: Carlos Fávaro, Ministro de Estado da Agricultura e Pecuária Alice Beltrão, Secretária de Estado de Indústria, Comércio e Serviços do Estado de Alagoas; José Carlos Lyra de Andrade, Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e vice-presidente da CNI Luciano Ribeiro, Superintendente de Negócios da SICOOB.
Em sua 29a edição, o ENCAFÉ celebrará os 50 anos da ABIC, homenageando toda a sua trajetória repleta de conquistas para a indústria nacional e para toda a cadeia produtiva. Seguindo um dos pilares mais importantes da ABIC, a sustentabilidade, a edição de 2023 do ENCAFÉ será neutra em emissão de carbono. O projeto será encabeçado pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). Por meio da Reservas Votorantim, a Companhia irá compensar as emissões de carbono geradas pelo evento, realizando o plantio de mudas de árvores no Legado Verdes do Cerrado, reserva privada de propriedade da CBA com 32 mil hectares e localizada em Niquelândia (GO).
Veja algumas palestras do evento:
Rosana Jatobá: Repórter, apresentadora de TV, âncora de rádio e autora. Jornalista especializada em sustentabilidade.
Reginaldo Leme: Experiente e conceituado jornalista brasileiro de automobilismo, um dos mais renomados do mundo da Fórmula 1.
Daniel Dias: Nadador paralímpico brasileiro, medalhista paralímpico e recordista mundial.
Maílson da Nóbrega: Economista e Ex-Ministro da Fazenda.
Guilherme Morya: Senior Economic Analyst – Rabobank Brasil.
Marcos Gouvêa: Diretor-geral e fundador da Gouvêa Ecosystem.
Camila Arcanjo: Química e Mestre em Análise Sensorial, Q-Grader, responsável técnica pelo laboratório de avaliação sensorial de cafés e outros produtos e treinamento de painéis sensoriais em diversas áreas.
