Nordeste Rural | Homepage


Mulher puxa vaca no Marrocos

🕔30.jun 2022

A foto é marcante. Uma mulher puxa a vaca e seu bezerro para próximo de onde mora, e ainda carrega um saco de ração nas costas. Uma imagem típica do interior do Marrocos por onde anda o professor Jean Claude Regnier, que está por lá acompanhando os seus doutorandos, e aproveitou  para fazer essa foto muito legal e mandar para o Nordeste Rural.

Para conhecimento de todos, o Marrocos é o maior exportador mundial de fosfato e equipamentos petrolíferos. Possui terras áridas em quase todo o território. O rei Mohammed VI lançou vários projetos de modernização econômica. A partir deles, o país começou a apresentar um crescimento grande do PIB – 4,4% em 2001, 7,5% em 2005, 9.3% em 2006. O país possui também grandes reservas de petróleo no Deserto do Saara.

A agricultura é um importante setor da economia marroquina e, além de estratégico para ageração de divisas, cumpre papel social central na busca pelo desenvolvimento socioeconômico do país. Atualmente, contribui para cerca de 19% do PIB (sendo 15% correspondentes à agricultura e 4% à agroindústria) e emprega mais de 4 milhões de pessoas (cerca de 40% da população economicamente ativa).

Em 2019, o Marrocos produziu 2,5 bilhões de litros de leite de vaca, 782 mil toneladas de carne de frango, 283 mil toneladas de carne bovina, e 178 mil toneladas de carne de cordeiro. Os dados de 2013, confirmam uma população de 3,2 milhões de bovinos, 20 milhões de ovinos e 6,2 milhões de caprinos.

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE