Nordeste Rural | Homepage


Hoje se comemora o dia de uma paixão mundial na mesa do consumidor

🕔20.jan 2022

É o Dia do Queijo, a celebração de uma das maiores paixões mundiais. O queijo é um dos lácteos mais consumidos no mundo de acordo com a FIL/IDF (2020). Dos tipos mais simples aos mais sofisticados, o queijo está presente em diferentes momentos de consumo, desde pratos principais às sobremesas, ou até mesmo puro como aperitivos, ou base de cremes e patês.

Sua versatilidade, conquistou os paladares mais exigentes e garantiu a presença na cesta de várias famílias, consolidando sua perenidade no mercado e mantendo um bom volume de vendas mesmo em momentos atípicos como os que estamos vivendo. Segundo pesquisa desenvolvida pela Tetra Pak, em parceria com a consultoria global de mercado Lexis Research, no Brasil, 46% dos entrevistados afirmaram ter aumentado a ingestão de algum tipo de queijo,  durante a pandemia, índice ligeiramente acima da média global, de 1/3 dos entrevistados. Isso se deve a grande oferta de tipos e formatos, as novas opções de gramaturas e novas tecnologias empregadas nos processos de produção que ajudaram a popularizar ainda mais o queijo.

Queijos cremosos, maturados, frescos, saborizados, são diversas opções disponíveis no mercado. Democráticos, eles garantem muito sabor, rendendo combinações incríveis. Entenda a diferença e a versatilidade de alguns dos queijos queridinhos dos brasileiros:

Queijo Fresco – Possui sabor leve, textura firme e delicada e não passa pelo processo de maturação. Sugestão de consumo: puro aos pedaços, como petisco temperado com azeite e ervas, em sanduíche ou em saladas.

Queijo Minas – Esse queijo é elaborado seguindo uma receita de Minas, podendo ser produzido de forma artesanal ou industrial. Tem aspecto seco e firme; possui um sabor marcante, ligeiramente ácido. Sugestão de consumo: É ideal para o preparo de pães de queijo, pasteizinhos, rissoles e outros salgados.

Queijo Meia Cura – Aquele queijo nem fresco nem curado. Seu período de maturação não é bem definido, pode variar entre uma e cinco semanas. Possui textura mais firme e a cor amarela, tem um sabor único e intenso. Sugestão de consumo: Versátil, pode ser utilizado em várias receitas, sendo uma ótima opção para o recheio de tortas, massas e até mesmo como ingrediente de sobremesas.

Queijo Processado – Com textura homogênea e cremosa, esse produto é composto por um mix de queijos e muitas vezes é saborizado com aromas variados. Sugestão de consumo: é um ótima opção para complementar o omelete ou acompanhar torradas e pães.

Muçarela- Tem grande presença de sabor lácteo. Textura lisa e macia. Sugestão de consumo: é um queijo muito utilizado para uso culinário, ficando delicioso em sanduíches quentes e frios, saladas, compondo receitas de pizzas, massas e recheios.

 

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE