Nordeste Rural | Homepage


Fatores que ajudam a melhorar a rentabilidade da produção de boi de corte

🕔07.abr 2021

A organização e o manejo são fatores fundamentais para os bons resultados que o produtor pode obter na atividade da pecuária de corte e, com isso, obter bons lucros. É importante que o produtor, primeiro, se organize e possa planejar sua atividade. Para isso deve escolher um bom programa de gerenciamento, seja ele eletrônico ou manual.

Existem, atualmente, bons programas de computador e também o método que utiliza fichas de papel. O objetivo é mostrar para o produtor que ele pode, com medidas simples, aumentar sua rentabilidade. Dentre as alternativas, o produtor pode adotar dois programas de computador: o Controlpec e o Gerenpec, que são sistemas de fácil utilização e baixo custo desenvolvidos pela Embrapa Gado de Corte. Dentre outras finalidades, eles ajudam o produtor a controlar os gastos da propriedade e também indicam se ele está tendo lucro ou prejuízo com o negócio.

E para o produtor que não tem computador, a altenativa é fazer o acompanhamento dos gastos com fichas manuais, que podem ser usadas para registrar nascimento e morte de animais, pesagens, manejos e medicações. As anotações facilitam o trabalho do médico-veterinário que com o histórico do rebanho pode descobrir a origem de problemas sanitários.

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE