Nordeste Rural | Homepage


É possível fazer a compostagem de cama de equinos e ainda usar como adubo

🕔09.fev 2015

compostagem_de_cama_de_equinosA compostagem é um processo de preparo de fertilizante natural rico em húmus e nutrientes, é uma técnica que permite reciclar resíduos orgânicos com maior eficiência, minimizando ao máximo os impactos negativos ao meio ambiente. Dependendo do tipo de criação, idade, peso, raça, cada cavalo pode produzir entre 10 e 25 quilos de dejeto por dia. Geralmente, esse material é amontoado em esterqueiras, sem ter uma destinação definida ou qualquer aproveitamento.

Na explicação do pesquisador da Embrapa Solos, Ricardo Trippia, com a compostagem de cama de equinos esses dejetos, misturados ao material usado para forrar o estábulo, a palha ou maravalha, por exemplo, são amontoados em pilhas que devem ser periodicamente revolvidas e terem sua umidade e temperatura constantemente controladas. Esse manejo segue alguns princípios técnicos que permitem a transformação da matéria orgânica em um ambiente propício para a ação de microrganismos que existem tanto nos resíduos quanto no solo.  É a partir da ação desses microorganismos que, ao final do processo de compostagem, obtém-se o fertilizante orgânico.

Além de haras e escolas de equitação, a técnica pode ser adotada em propriedades rurais de qualquer tamanho, independente do número de cavalos existentes. “O produtor pode adaptar e testar diferentes situações aproveitando sua realidade e a disponibilidade de outros tipos de resíduos orgânicos. Na compostagem, quanto mais materiais diferentes são misturados, melhor fica o composto final”, explica Ricardo Trippia.

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE