Nordeste Rural | Homepage


Cresce o interesse dos brasileiros pela formação em cozinheiros, doceiro e pizzaiolo

🕔07.jun 2024

O ofício de cozinheiro é milenar e sempre acompanhou as diferentes civilizações ao longo da história. Com o passar dos anos, a profissão foi ganhando uma nova dimensão com o reconhecimento de chefs de todo o mundo por suas criações culinárias, com pratos que se tornam verdadeiros registros identitários de diversos locais.

Nos últimos anos no Brasil, a profissão foi ganhando cada vez mais visibilidade com o reconhecimento de chefs brasileiros que integram as listas dos melhores chefs de cozinha de todo o mundo, com nomes como Helena Rizzo e Alex Atala, que buscam trazer a identidade da culinária brasileira para dentro dos pratos da alta gastronomia. Recentemente, reality shows de gastronomia também vêm trazendo visibilidade para a área e para grandes nomes da culinária brasileira. Neste panorama, as buscas no Google por “curso de chef” aumentaram em 150% no último ano, considerando o período de maio de 2023 a abril de 2024.

Outras procuras relacionadas tiveram crescimento, como as buscas por “curso de gastronomia ead”, que chegaram a 53%; as por “curso culinária” que aumentaram em 26%; “curso de chef de cozinha” e “curso de cozinheiro”, ambas com crescimento de 23%, e “tecnico em gastronomia” que cresceu em 14%. Todos os dados são relativos ao último ano. O levantamento é da Onlinecurriculo, plataforma de currículos online que buscou investigar o aumento do interesse pela profissão, além de entender as oportunidades do mercado de trabalho na área.

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE