Nordeste Rural | Homepage


Como produzir melancia com custos baixos

🕔27.abr 2021

Já está sendo utilizada uma tecnologia que contribui para que o produtor aumente a produtividade da lavoura de melancia e, ao mesmo tempo, reduza os custos de produção. De acordo com o agrônomo Admar Bezerra, “o segredo da boa produtividade está no cuidado com o solo e o bom manejo nos tratos culturais”.

Para as regiões onde se pode usar o sistema de produção tradicional, no caso das áreas da região Norte, as recomendações de manejo são para formação do plantio com 1600 plantas por hectare. Isso significa um espaçamento de três metros entre linhas por dois metros entre plantas. É importante ressaltar que cada cova deve ter, no máximo, duas plantas.

“É possível o produtor colher até três safras por ano. Desde que se faça um plantio durante o inverno e outros dois durante o verão”, é o que explica Admar Bezerra. Ele recomenda que se tenha disponibilidade de água perto da lavoura para fazer a irrigação.

Com orientação de um agrônomo ou técnico agrícola especializado, é possível reduzir os desperdícios com adubação e também, as formas de corrigir os frutos defeituosos. Em geral, nas regiões de clima frio, o plantio da melancia é feito de outubro a fevereiro; nas de clima ameno, de agosto a março, e nas regiões de clima quente, o ano todo, com uso da irrigação. No Nordeste o cultivo da melancia ocorre sob condições de chuva e sob irrigação.

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE