Nordeste Rural | Homepage


Como construir cisternas para armazenar água no semiárido nordestino

0 Comments 🕔22.nov 2021

As cisternas são usadas, principalmente na região semiárida do nordeste onde a irregularidade das chuvas, o isolamento das moradias e a falta de infraestrutura de distribuição de água potável tornam necessárias as recuperações das águas das chuvas que escoam sobre os telhados. As cisternas também são utilizadas como reservatórios de água captada em carros pipas ou em outros mananciais.

No Nordeste o tipo de cisterna mais usado é o de cisternas de placas. É um formato cilíndrico, com cobertura e semi-enterrada. Geralmente podem armazenas cerca de 15 mil litros de água. Esse formato está muito bem adequado às necessidades dos pequenos produtores rurais porque sua construção é acessível aos pedreiros do meio rural, ela custa pouco e tem longa duração de uso.

Para se construir uma cisterna se deve observar algumas limitações dos locais. Por isso, a escolha do lugar onde ela deverá ser implantada é muito importante. Por exemplo, deve-se escolher um terreno que possa receber a água da chuva por gravidade. O terreno também deve ter profundidade que possibilite a escavação necessária para a construção dela. Nesse caso, deve-se observar que os lugares pedregosos e com alguma camada rochosa ou lajedos não são recomendados para a construção da cisterna. Além disso, a cisterna deve ser coberta para evitar exposição a luz, que favorece o surgimento de logo, além de evitar sujeiras, acidentes e também para reduzir a evaporação.

No Comments

No Comments Yet!

No one have left a comment for this post yet!

Write a Comment

<

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE