Brasil e EUA se reúnem para discutir uma parceria na produção agropecuária
O objetivo da iniciativa é promover a cooperação entre as instituições brasileiras e norte-americanas em torno de temas de interesse mútuo, envolvendo estudos relacionados à adaptação às mudanças climáticas e à mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na pecuária, por meio do desenvolvimento de práticas agrícolas sustentáveis que sejam viáveis no Brasil e nos EUA.
O representante brasileiro no encontro será a Embrapa que vai discutir com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e a Universidade da Flórida (UF) em Bagé (RS), na sede da Embrapa Pecuária Sul, hoje com objetivo de discutir estratégias de pesquisa em parceria visando a sustentabilidade da agropecuária nos dois países.
Entre as estratégias que serão debatidas está a redução da dependência agrícola por fertilizantes, com foco tanto no desenvolvimento de produtos menos agressivos ao ambiente, como em processos de aumento do uso eficiente de nutrientes do solo usado na agropecuária. Estudos neste sentido já estão sendo desenvolvidos através de colaboração entre a Embrapa, a Universidade da Flórida, o Serviço de Pesquisa do USDA e o Centro Internacional de Desenvolvimento de Fertilizantes (IFDC). O projeto, intitulado Fertilize for Life (F4L), deve contar, inclusive, com financiamento do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) e outras agências americanas.
O evento contará com a presença de Michael Conlon, conselheiro para Agricultura dos EUA e representante do USDA no Brasil, e de Carolina Castro, especialista em Agricultura do USDA na Embaixada Americana, em Brasília, além de José Dubeux, professor em Forrageiras e Ciências de Pastagens da UF, que proferirá uma palestra sobre a iniciativa F4L, além de apresentar as principais pesquisas da UF envolvendo os tópicos de mudanças climáticas, mitigação e adaptação à emissão de gases de efeito estufa, com foco na pecuária, e sistemas de pastagens sustentáveis.
O Estado da Flórida e o Rio Grande do Sul possuem características semelhantes quanto aos sistemas pecuários, baseados em pastagens. Nesse sentido, esforços de pesquisa conjuntos podem gerar resultados comuns. “Esse trabalho em conjunto visa, justamente, lançar o olhar sobre um dos principais problemas globais atualmente, que são as mudanças climáticas. Ao se trabalhar estratégias conjuntas para tornar mais eficiente e sustentável as atividades agropecuárias, estamos buscando tornar os sistemas produtivos mais resilientes, atacando, por exemplo, o problema da emissão dos gases de efeito estufa, mas também é importante pensar que estas estratégias podem diminuir a dependência da importação de fertilizantes no Brasil e EUA”, destacou Alexandre Varella, coordenador do Labex (Laboratório da Embrapa no Exterior) nos EUA e pesquisador da Embrapa.

