Nordeste Rural | Homepage


As plantações de bananas podem ser mais produtivas com uma correta adubação e irrigação

🕔12.Maio 2022

A banana é uma cultura extremamente sensível à falta de água. Quando há períodos de estiagem por mais de 15 dias, a planta sofre estresse hídrico, com a falta de água. Na cultura da banana esse problema faz com que as plantas sejam secas e os cachos não se desenvolvam, ficando menores, com na qualidade dos frutos. O prolongamento da estação e o aumento da temperatura, a ampliação é uma opção que ajuda a melhorar a produtividade e a qualidade dos cultivos de banana.

A irrigação favorece a manutenção da umidade do solo na medida adequada durante todo o ciclo de desenvolvimento da planta. Isso favorece o melhor desenvolvimento dos frutos. Outra vantagem da irrigação na cultura da banana é permitir a utilização do solo durante todo o ano, com a possibilidade de colheita nos períodos.

O ideal para a cultura da banana é a irrigação por microaspersão, pois permite considerar a forma localizada e o controle mais eficiente na quantidade de água a ser aplicada. A orientação é que o produtor conte com a ajuda de um técnico da extensão rural, que tenha experiência com a cultura da banana e com o clima da região onde quer produzir.

Quanto à adubação, uma pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental Mirza Carla Normando lembra que o produtor precisa fazer uma análise química do solo antes de promover uma adubação. Para isto, o mais adequado é que procure um técnico que o ajude a interpretar os resultados da análise. “A adubação significa investimento mas, se o produtor estiver certo sobre as condições do mercado e vender um produto de qualidade, certamente terá retorno desse investimento”, ressalta um pesquisador.

 

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE