Nordeste Rural | Homepage


Aprenda a fazer uma cisterna de placas para armazenar água para enfrentar a seca

0 Comments 🕔24.jun 2022

A cisterna de placas é um reservatório de forma cilíndrica e semi-enterrada. É considerado o modelo mais usado pelos produtores rurais para armazenamento de água no semiárido porque, geralmente tem capacidade para 15.000 litros de água. A cisterna de placas é uma tecnologia adequada à realidade dos pequenos produtores rurais, exatamente porque sua construção é acessível aos pedreiros do meio rural, tem baixo custo e longa durabilidade. Quando construídas, as cisternas são cobertas evitando a exposição à luz com a criação de algas e sujeiras, evitanto também acidentes e reduzindo a evaporação da água.

Para se construir uma cisterna de placas, se deve observar certas limitações do local escolhido. É importante observar a altura da base do telhado das casas, assim a cisterna vai receber a água da chuva por gravidade, quando esta escorrer do telhado. O terreno também deve ter a profundidade que possibilite a escavação necessária. Os lugares pedrogosos e locais onde a camada rochosa fica próxima à superfície tornam muito difícil a escavação e a instalação da cisterna. Outro cuidado é com os solos argilosos do tipo “massapê” porque eles, geralmente, apresentam o fenômeno de dilatação.

Outras recomendações dos técnicos é de que a cisterna evite locais com árvores ou arbustos para que as raízes não possam provocar rachaduras nas paredes. Para não ter contaminação, escolha um terreno a pelo to de sódio  15 metros de fossas, latrinas, currais, depósito de lixo e outras fonte de contaminação.

Para manter a água limpa não se deve aproveitar as primeiras águas escoadas dos telhados. É bom esperar que a chuva lave os telhados. Deve-se instalar um coador na saída da bica da calha evitando assim, a entrada de sujeira mais grossa. Usar sempre hipoclorito de sódio. E fazer a limpeza da cisterna, pelo menos,  uma vez a cada ano.

No Comments

No Comments Yet!

No one have left a comment for this post yet!

Write a Comment

<

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE