Agricultura sustentável com uso de nanotecnologia
O uso da nanotecnologia na agricultura tem muitas vantagens, mas é necessário considerar suas medidas e compreender seu comportamento ambiental. Para esclarecer o uso da nanotecnologia na agricultura cientistas da Universidade Estadual Paulista – Unesp – realizaram um trabalho de variedades de produtos de precisão.
De acordo com Bruno de Souza da UEL, a adubação com nutrientes e o uso de agrotóxicos na agricultura auxiliar na melhoria da produtividade e qualidade das culturas, é importante mas é preciso avaliar os efeitos que o seu uso pode causar aos recursos apresentados no ambiente. “Por isso, é necessário buscar alternativas inovadoras, que aumentam a diligência de fertilizantes e defensivos, aumentando o seu impacto ambiental e aumentando a produção de um alimento ambiental e aumentando a produção”, explica Souza.
Nesse particularidade , a nanotecnologia está surgindo como uma alternativa promissora. Conforme Jhones Oliveira da Unesp, uma nanotecnologia usada para fins agroalimentares é vista então como uma abordagem sustentável, mais segura para o consumo humano e animal e para o meio ambiente, além de aumentar a produtividade agrícola.” os nanopesticidas possibilitam o melhor controle de pragas”, acreditado Oliveira.
Nesse, estudos de absorção, translocação, internalização e nutrição devem ser realizados para entender o contexto de qualidade das nanoparts com os componentes. Conforme demonstrado, diz a pesquisadora Vera Castro da Embrapa Meio Ambiente, “um desenvolvimento de nanopesticidas e nanofertilizantes fornecem novas ferramentas que apoiam o crescimento sustentável da agricultura”. O estudo é de Bruno Teixeira de Sousa, UEL; Jhones Luiz de Oliveira, Unesp; Halley Oliveira, UEL e Vera Castro, Embrapa Meio Ambiente e está disponível aqui.
