Nordeste Rural | Homepage


A produção brasileira de suínos deve crescer em 2024 com uso de aditivos tecnológicos

🕔27.mar 2024

Estratégias nutricionais inovadoras são ferramentas importantes de suporte aos suinocultores para driblar os desafios do setor, tanto sanitários quanto financeiros, e torná-los cada vez mais competitivos no mercado. “Como a margem de erro financeiro dentro da produção de suínos está cada vez menor, o uso dos aditivos tecnológicos constitui um diferencial. Essas soluções proporcionam eficiência alimentar e produtiva, com a possibilidade de utilização de matérias-primas alternativas que reduzem custos ao mesmo tempo que favorecem o sistema imune dos animais”, destaca a médica veterinária Sarah Antunes, gerente de vendas da Alltech.

A especialista ressalta que o Brasil é um dos únicos países livres das doenças que acarretam maior mortalidade a nível mundial, como PSA (Peste Suína Africana), que afeta China e Europa; PRRS (síndrome respiratória e reprodutiva dos suínos), com maior incidência nos EUA; e PED (diarreia epidêmica dos suínos), que impacta principalmente EUA e México. “Somos o quarto maior produtor e quarto maior exportador de carne suína. Continuar com as medidas de biosseguridade é de extrema importância para manter os mercados, já que aproximadamente 23% da nossa produção é exportada, principalmente para a Ásia, que é nosso maior comprador e passa por maior desafio sanitário”, aponta Sarah.

O último relatório do Rabobank sobre carne suína global mostra que Europa e Ásia preveem estabilização na produção em 2024, enquanto no Brasil é esperado um aumento de produção em torno de 3 a 4% este ano. Se confirmada essa projeção, será um novo recorde nacional. Nas exportações de carne suína, o banco também estima mais um patamar histórico neste ano. “O consumo interno terá importante relevância também no mercado de carnes, considerando que já em 2023 observou-se um incremento de consumo de carne suína, que chegou a 21 kg per capita”, observa a gerente da Alltech.

 

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE