Nordeste Rural | Homepage


A melhor época para fornecer suplementação mineral ao rebanho bovino

🕔06.out 2021

A falta de nutrientes pode comprometer a saúde dos animais e o seu desempenho. Nas regiões onde os pastos, em geral, são pobres em minerais o produtor precisa encontrar alternativas para alimentar melhor seu rebanho. Uma delas é adubar as pastagens com os minerais que estão em falta. Outra, mais simples e mais barata, é fornecer minerais direto para os animais. Mas eles devem receber apenas os elementos que estão em falta nas pastagens.

Com a mineralização, os animais dão muito mais lucro para os produtores pois se desenvolvem melhor, impulsionam as boas carcaças, aumentam sua fertilidade, têm maiores taxas de parição, ganham mais peso em menos tempo, têm crias saudáveis ​​e regulam mais leite. Depois de vários estudos, a Embrapa Rondônia elaborou um suplemento animal para bovinos de cria, recria e engorda para diferentes áreas da região Norte, o Rondosal.

Para o pesquisador Francelino Goulart, o melhor período para o fornecimento do suplemento mineral ao rebanho é a época chuvosa porque é mais favorável para a mineralização dos bovinos porque os animais aproveitam melhor a suplementação, afirma. Mas Goulart lembra também que a melhor época para o suplemento mineral depende muito das categorias animais, sendo diferente quando se trata de vacas leiteiras e garrotes, por exemplo.

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE