Nordeste Rural | Homepage

A maneira correta de tratar os resíduos de animais e humanos no campo

0 Comments 🕔08.abr 2021

A melhor forma de tratar os resíduos e conservar o meio ambiente saudável é com o uso de  biodigestor, que se destinam ao tratamento de resíduos, gerando diversos benefícios para o homem do campo. O sistema, projetado pela Embrapa Instrumentação Agropecuária, é do tipo anaeróbio, ou seja, funciona na ausência de ar. O diferencial desse biodigestor, se comparado com outros modelos, é que trata, simultaneamente, fezes e urinas humanas e de criações de animais.

Os biodigestores apresentam a vantagem de, além de tratar o esgoto, gerar um combustível renovável, o biogás – que pode ser utilizado em fogões e para iluminação, substituindo a energia elétrica – e também o efluente líquido, utilizado na agricultura como fertilizante.

O biodigestor da Embrapa foi projetado para tratar até oito metros cúbicos por dia de esgoto, gerando a mesma quantidade de efluente tratado e até 13 metros cúbicos de biogás diariamente, representando uma alternativa para pequenas comunidades rurais que, além de tratarem seus resíduos orgânicos, também promovem a sustentabilidade social, econômica e ambiental dessas áreas.

Segundo o coordenador do projeto, Wilson Lopes da Silva, pesquisador da Embrapa Instrumentação Agropecuária, é crescente o interesse por essa tecnologia. Segundo ele, isso se deve à necessidade de tecnologias viáveis para o tratamento de resíduos orgânicos humanos e animais, visando saneamento básico e ambiental, bem como pela atual crise energética que o mundo atravessa e a consequente busca pela energia limpa e renovável.

No Comments

No Comments Yet!

No one have left a comment for this post yet!

Write a Comment

<

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE