Nordeste Rural | Homepage


A importância de cuidar bem dos cavalos atletas

🕔11.set 2021

É muito importante que os proprietários tenham os cuidados com os cavalos atletas em disputas de provas de tambores, vaquejadas, e hipismo, antes e durante as provas, ainda mais nas competições de velocidade, como Três Tambores e Seis Balizas. Daniel Pasquini, médico veterinário e diretor da Botupharma, comenta que levando em consideração que os cavalos estão longe de casa, é importante mantê-los o mais confortável possível. “O ideal é manter ao máximo a proximidade dos tratos nos horários que costumam ser feitos em casa, deixar sempre água fresca disponível, uma cama confortável e limpa e um ambiente o mais tranquilo possível”, ressalta.

Outro ponto destacado por Daniel é sobre o aquecimento e desaquecimento que deve ser feito antes e depois das competições, além, é claro, de um bom banho, já que em algumas cidades o clima quente é predominante. Bem como, manter a suplementação desse animal é também muito importante.

Contudo, no caso de animais jovens, como os potros, surgem algumas dúvidas se o trato deve ser o mesmo que se tem com os cavalos mais experientes. Pasquini ressalta que sim: “Em geral os cuidados com os potros são os mesmos dos cavalos adultos. Porém se o animal for novo em sair para competições a tendência é que o estresse seja maior. Para minimizar isso vale a pena colocá-lo próximo a animais que estão acostumados a conviver no haras e pelo menos uma vez ao dia sair para dar uma volta com ele”.

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE