Nordeste Rural | Homepage


A importância das forrageiras para alimentação dos animais

🕔04.jan 2022

Plantas forrageiras compõe a melhor opção de pasto como alternativas para a alimentação de todos os rebanhos, desde o gado de leite e de corte até ovinos e caprinos, pois são um alimento saudável para os animais. Além disso, o cultivo de forrageiras traz economia para o pecuarista que podem gastar menos com a compra de rações para complementar a alimentação dos animais.

Quanto mais o pecuarista cultivar forrageiras, menor será a necessidade do usar grãos para alimentar seus rebanhos. Com isto, os custos de produção ficam menores. Os produtores da região sul do Brasil levam uma vantagem que é o clima desta região que permite o cultivo de praticamente todas as espécies de forrageiras. É o que lembra Renato Fontaneli, pesquisador da Embrapa Trigo “Na região sul temos a possibilidade de produzir pasto o ano todo. Podemos cultivar todas as espécies que se cultiva na região tropical e praticamente todas as espécies que se cultiva na região temperada “.

Mas o produtor precisa estar atento à melhor época para o cultivo das forrageiras, principalmente quando também trabalha com culturas agrícolas. Neste caso, uma recomendação da Embrapa é pela adoção do sistema de rotação de culturas.

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE