Nordeste Rural | Homepage
Advertisement
[ X ]

Farinha de mandioca dura mais se for bem armazenada

🕔30.jan 2015

farinha de mandiocaQuando a farinha é acondicionada corretamente, ela terá uma maior durabilidade, e nesse caso, é correto afirmar que não somente o produtor, mas também o dono do supermercado terá vantagens econômicas, já que o produto se manterá por mais tempo na prateleira com a mesma qualidade e valor.

Questões como o modelo adequado de embalagem, umidade e uso de aditivos como, por exemplo, o açafrão são avaliados no processo de conservação da farinha de mandioca. Esses e outros fatores são objeto de pesquisa coordenada por Virgínia Álvares de Souza, pesquisadora da Embrapa Acre. “Se a farinha for boa e não for armazenada corretamente, ela se torna ruim para o consumo”, explica a pesquisadora.

A farinha de mandioca tem espaço garantido na culinária brasileira, especialmente no Norte e Nordeste do País. Além disso, é conhecida por sua versatilidade, pois várias são as possibilidades de sua utilização. Promover a valorização da farinha de mandioca para o momento da sua comercialização é uma preocupação constante dos produtores do Acre, estado em que essa é uma das principais atividades econômicas.

A Dra Virgínia trabalha com diversos exemplos de acondicionamento da farinha, em diferentes embalagens, considerando as variáveis luz, ar e água. A pesquisadora também orientações a respeito da legislação sobre as embalagens para o armazenamento da farinha. Nesse sentido, a principal recomendação é utilizar embalagens previamente registradas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, onde as informações nutricionais e de classificação no rótulo são imprescindíveis para garantir a valorização da farinha.

Fatores como a pouca umidade no produto contam para a crocância e durabilidade da farinha e, principalmente, afastam a possibilidade de aparecimento de microrganismos. No caso da farinha com coco, o baixo teor de umidade, independente da embalagem, está diretamente relacionado com o maior tempo de secagem durante o processamento. Esse tipo de farinha merece maiores cuidados para impedir sua rancificação.

Similar Articles

Cuidados para combater a raiva bovina

Cuidados para combater a raiva bovina 0

A doença atinge todos os mamíferos e animais silvestres. O principal transmissor da raiva é

Estudo mostra quais as melhores regiões para plantar algodão herbáceo

Estudo mostra quais as melhores regiões para plantar algodão herbáceo 0

O levantamento mostra as melhores áreas de plantio do algodão herbáceo para o Distrito Federal

Maior evento indoor do agronegócio nordestino já tem data para acontecer

Maior evento indoor do agronegócio nordestino já tem data para acontecer 0

É o 27º Agrinordeste que vai reunir expositores de onze estados brasileiros a partir do

Receita – Empadão Sertanejo

Receita – Empadão Sertanejo 0

INGREDIENTES: Massa 3 xícaras de Farinha de Trigo Finna 250 g de margarina 1 gema 3 colheres de sopa de

Previsão de recorde na produção de grãos na safra 2018/2019

Previsão de recorde na produção de grãos na safra 2018/2019 0

Em comparação com a safra anterior, o crescimento será de 6% ou 13,7 milhões de

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE