Nordeste Rural | Homepage

Curiosidade: conheça a origem da galinha brasileira

🕔03.abr 2019

galinha brasileiraAs galinhas domésticas criadas no Brasil têm origem no sudeste da Ásia e chegaram por aqui pelas mãos dos primeiros navegadores europeus, ainda em 1500. As aves foram deixadas soltas em fazendas, sítios e nos quintais das casas. Com os cruzamentos aleatórios e a miscigenação das raças, surgiu a galinha caipira do Brasil. Conhecidas também como naturalizadas, crioulas, de terreiro e capoeiras, a “galinha brasileira” pode ser de diferentes raças.

É o caso da raça Canela Preta, também conhecida como galinha jacu. Ela foi localizada pelo biólogo da Embrapa Marcos Jacob Almeida em 2008, no município de Curral Novo do Piauí, no sudeste do estado, a 458 quilômetros de Teresina, na divisa com Pernambuco. São aves mansas e de fácil manejo, com excelente potencial produtivo e reprodutivo. Logo cedo, segundo Almeida, ela solta os pintos e recomeça a postura com boa taxa de eclosão dos ovos.

Ao longo do tempo, o Brasil se destaca na produção de ovos. De acordo com relatório da Associação Brasileira de Proteína Animal, em 2017 o País produziu quase 40 bilhões de unidades em granjas avançadas e na avicultura familiar. Desse total, 99,74% foram consumidos no mercado interno. O consumo per capita foi de 192 ovos no ano. O restante foi exportado, principalmente, para países da América Latina.

 

 

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE