Nordeste Rural | Homepage


Usar adubação nas pastagens pode aumentar a produtividade do rebanho em mais de 3 mil litros de leite por hectare

0 Comments 🕔04.ago 2022

Elevados níveis de produtividade, rentabilidade e sustentabilidade podem ser obtidos na pecuária leiteira com a melhoria da qualidade das pastagens, pela aplicação de soluções em nutrição de solo. Durante a InterLeite Brasil, que acontece em Goiânia, até hoje, a Mosaic Fertilizantes, uma produtoras de fosfatados e potássio combinados, mostra os resultados da linha MPasto, desenvolvida para adubação de pastagens.“Estamos felizes com a oportunidade de apresentar a linha MPasto aos pecuaristas do Centro-Oeste brasileiro. Trata-se de uma linha de fertilizantes específica para nutrição vegetal de pastagens, gerando expressivos incrementos de produtividades na bovinocultura de corte e de leite”, afirma Samuel Bortolin, gerente de produtos da Mosaic Fertilizantes.

Uma pesquisa em pastagens com gado leiteiro revelou que o aumento de produtividade aos pecuaristas que fazem uso da adubação com MPasto pode chegar a 3.111 litros de leite por hectare, quando comparado às áreas em que nenhum fertilizante foi aplicado; e de 609 litros a mais que a área que recebeu o tratamento convencional utilizado pelos pecuaristas (fosfato diamônico, ureia e cloreto de potássio). Com as soluções da Mosaic Fertilizantes, a produção foi de 4.017 litros, enquanto que na pastagem sem nutrição o total foi de 906 litros e no manejo convencional 3.408 litros. O experimento foi realizado de junho a novembro de 2021 na cidade de Dilermando de Aguiar (RS).

Um segundo dado do estudo refere-se à produção de massa verde: a área que recebeu tratamento com MPasto produziu 20.051 quilos por hectare, ante 3.255 quilos por hectare na pastagem sem aplicação de fertilizante e 15.719 quilos por hectare no tratamento convencional. “A folha é a parte que o gado tem interesse em consumir e é onde está o valor nutricional do pasto. Quando bem nutrida, a forragem é de qualidade superior e, consequentemente, o desempenho dos animais será elevado”, explica Bortolin.

 

No Comments

No Comments Yet!

No one have left a comment for this post yet!

Write a Comment

<

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE