Nordeste Rural | Homepage
[slide-anything id="14145"]

Uma pimenta com dupla aptidão e que pode ser plantada em todas as regiões do Brasil

0 Comments 🕔02.Maio 2021

A cultivar BRS Tui é a primeira pimenta do tipo biquinho do mercado brasileiro que possui frutos de coloração salmão (laranja-clara). Com frutos aromáticos, doces e crocantes, a pimenta BRS Tui apresenta dupla aptidão, podendo ser destinada ao processamento industrial na forma de conservas, geleias, azeites e vinagres aromatizados, bem como ao mercado de frutos frescos, o que significa uma importante fonte de melhorar a renda do agricultor.

O sabor adocicado dos frutos, que possuem concentração de capsaicina em torno de 170 SHU (Unidade de Calor Scoville), atende, inclusive, ao mercado que não consome pimentas picantes. A arquitetura da planta e os frutos pequenos e simétricos conferem ainda à pimenta BRS Tui potencial para o segmento ornamental.

As plantas da cultivar BRS Tui apresentam hábito de crescimento intermediário, com aproximadamente 70 cm de altura e 1,0 m de diâmetro. Os frutos de formato triangular pontiagudo, pendentes e com superfície lisa, apresentam coloração verde-clara quando imaturos e salmão quando maduros, com largura média de 1,8 cm por 3,2 cm de comprimento e 2,0 mm de espessura de parede.

A pimenta BRS Tui é indicada para plantio em todo o território nacional, sendo exigente em calor, sensível a baixas temperaturas e intolerante a geadas. Em regiões mais frias, deve ser cultivada a campo preferencialmente nos meses de altas temperaturas, que favorecem a germinação das sementes, o desenvolvimento da planta e a frutificação.

Nas condições de cultivo do Brasil Central, durante a época seca, a colheita dos frutos maduros tem início cerca de 90 dias após o transplantio das mudas para o campo. A BRS Tui produz em média 30 t/ha de frutos nas condições da região Centro-Oeste do Brasil, em seis meses de colheita, cultivadas em espaçamento de 1,2 m entre linhas x 0,35 m entre plantas, com uma população de 23 mil plantas/ha. A cultivar BRS Tui apresenta alta produtividade e uniformidade de plantas e frutos e destaca-se, ainda, pelo elevado teor de vitamina C, 205 mg de vitamina C por 100 g de fruto, enquanto a média de outras variedades de pimentas do tipo biquinho é de 99mg/100g de fruto. A cultivar também possui resistência ao nematoide-das-galhas ( Meloidogyne incógnita), resistência intermediária a oídio ( Oidiopsis sicula) e a mancha bacteriana ( Xanthomonas euvesicatoria e X. gardneri), e tolerância em campo a importantes viroses de pimentas (GRSV, TCSV, PepYMV e PVY). O conjunto dessas resistências às doenças diminui a necessidade de agrotóxicos nos cultivos de pimentas e, consequentemente, o impacto sobre o meio ambiente, sem custo adicional ao produtor, devido ao fato da tecnologia estar inserida nas sementes adquiridas.

Para encontrar sementes da pimenta BRS Tui, o agricultor pode fazer contato com ISLA SEMENTES LTDA, AV. SEVERO DULLIUS Nº 124, Bairro Anchieta, CEP:90200310, em Porto Alegre. Telefone: (51)2136-6600 ou E-mail: qualidade2@isla.com.br

 

 

No Comments

No Comments Yet!

No one have left a comment for this post yet!

Write a Comment

<

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE