Nordeste Rural | Homepage

Um fungo combate a praga moleque-da-bananeira

🕔01.mar 2021

O moleque-da-bananeira ou broca-do-rizoma é considera uma importante praga para a cultura da banana, pelos danos que causa à sua produção. É encontrada praticamente em todas as regiões produtoras de banana no Brasil. A inexistência de variedades resistentes, aliada a não utilização de práticas culturais de controle pelo produtor, é responsável pelo aumento da presença desta praga na área de cultivo.

Trata-se de um pequeno besouro de cor preta, de hábito noturno, cujo período de vida pode chegar a dois anos. É facilmente identificado por apresentar um bico na extremidade da cabeça onde se encontra o seu aparelho mastigador e pelo seu comportamento quando aparenta-se morto ao ser tocado – daí o nome popular de “moleque-da-bananeira”.

Nos últimos anos a pesquisa identificou, dentre os inimigos naturais do moleque-da-bananeira, o fungo Beauveria bassiana, que é eficiente no controle desta praga. O seu processo de produção é simples, além de ter baixo custo. O fungo é aplicado na forma pastosa e já pode ser encontrado nas casas de produtos agropecuários.

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE