Nordeste Rural | Homepage


Um dia para lembrar a conservação da natureza

🕔21.set 2021

Hoje, 21 de setembro, é o dia escolhido para homenagear a Árvore, um importante e imprescindível componente para a manutenção na vida da terra. As árvores desempenham um papel essencial na conservação de ecossistemas, biomas e no abrigo de toda a nossa biodiversidade. São responsáveis por proteger os solos e nascentes da luz solar, realizar a manutenção do ar e da umidade, além de servirem como fonte de alimento e abrigo para diversas espécies de animais.

Por isso mesmo, precisamos, mais uma vez, alertar a humanidade para planejar e controlar a  exploração da natureza, visando desmatamentos e queimadas que impactam o equilíbrio do ecossistema, levando muitos animais à extinção e uma série de problemas ambientais.

Muitas empresas e pessoas para ajudar no reflorestamento de áreas impactadas, acabam realizando a compensação ambiental, mas nem sempre utilizando métodos corretos, devido à falta de conhecimento da necessidade de plantio de árvores nativas nessas áreas. O correto é estudar o solo em que a árvore vai ser plantada, a região, como o solo está, analisar a espécie da árvore para saber se ela é nativa do Brasil e da região em que vai ser plantada para que, assim, comece o processo de plantio.

Muitos optam, por exemplo, pelo plantio do eucalipto, mas sem estudo e com plantio inadequado e por não ser nativa do Brasil, acaba trazendo diversos problemas para a fauna e para a flora local. O eucalipto é uma árvore que exige muita água do solo, drenando os lençóis freáticos, levando locais ao racionamento, torneiras secas e até a crise hídrica, causando um desequilíbrio natural da biodiversidade. Daí a importância de ter especialistas para ajudar no processo de reflorestamento.

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE