Nordeste Rural | Homepage


Tipo de cultivo ajuda a valorizar a produção de morangos

🕔24.nov 2014

morango 2O morango, geralmente, é cultivado, principalmente, em pequenas propriedades e em reduzidas extensões, garantindo renda ao pequeno produtor ao gerar empregos diretos e indiretos, utilizando mão de obra familiar. A produção integrada é a produção comercial de frutas de alta qualidade, dando prioridade a métodos agroecológicos que preconizam o uso reduzido de produtos químicos. Assim, diminuem-se os impactos negativos ao meio ambiente e produz-se alimentos mais seguros para a saúde humana.

Nas palavras do pesquisador da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, no Rio Grande do Sul, Luiz Eduardo Antunes, “basicamente o sistema prevê o monitoramento de todas as atividade e, com isso, só é utilizado um determinado insumo quando a cultura necessita, ao passo que, no cultivo tradicional, normalmente o agricultor utiliza insumos em demasia em prevenção de algum mal que eventualmente pode ocorrer”.

A adesão do produtor ao sistema é livre, mas a partir momento que adere ao sistema, deve estar comprometido com a aplicação dessas normas. A adoção de um sistema de Produção Integrada de Morango (PIMo) vem sendo considerada uma estratégia viável técnica e economicamente. “A principal vantagem para o produtor é diferenciar seu produto no mercado”, explica Antunes. “Acaba-se criando uma relação de confiança entre produtores e consumidores, fazendo com o agricultor garanta a venda do seu produto”.

Esse modelo de manejo pode permitir a elevação da produção nacional a um nível capaz de competir tanto no mercado interno como no externo. Entretanto, para que este sistema seja consolidado, é necessário um trabalho articulado, com o cumprimento das diretrizes nacionais, apoio da assistência técnica, capacitação de pessoal e um esforço no sentido de organizar toda a cadeia produtiva.

 

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE