Nordeste Rural | Homepage


Sete locais do Recife estão completamente decorados para o Natal 2021

🕔15.dez 2021

Este ano o Recife voltou a ficar iluminado. A Prefeitura do Recife espalha decoração natalina por sete pontos da cidade. Além da Agamenon Magalhães, que ganhou árvore de Natal de 30 metros e dois quilômetros de iluminação e elementos decorativos, Avenida Boa Viagem, Rua do Bom Jesus e Rio Branco, Parque da Jaqueira, Parque Dona Lindu e Pátio de São Pedro também recebem as cores e luzes do Natal. O trabalho, que inclui árvores de Natal, peças interativas, elementos de poste e refletores, é uma composição assinada pela Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Ao todo, foram instalados na cidade mais de 2,5 mil refletores e 10,6 mil lâmpadas strobo, além de 4,5 mil bastões de luz, conhecidos como snow led. A decoração conta também com 26,9 mil metros de cordão de luz (pisca), mais 6,3 mil metros de mangueira de led e 10,6 mil metros de fita de led. Aproximadamente 100 trabalhadores atuam na montagem das estruturas. Os trabalhos iniciaram no último dia 21 de outubro e acabam nesta sexta-feira (10).

A maior árvore de Natal fica, pela primeira vez, na Avenida Agamenon Magalhães, um dos mais movimentados corredores viários da capital pernambucana. Situada nas imediações da Praça do Derby, a árvore tem 30 metros de altura (o equivalente a um prédio de dez andares), o dobro do tamanho das estruturas montadas nos últimos anos pelo poder público municipal. A estrutura tem núcleo cilíndrico e luminoso, na cor amarela, representando uma chama acesa, cercada por uma trama vazada e coberta por LEDs coloridos, que se abre no topo da árvore, revelando a estrela-guia. A árvore, de efeito contemplativo, que pode ser vista a grandes distâncias, tem 1,5 tonelada.

Para compor a decoração, as árvores às margens do canal da Agamenon ganharam iluminação paisagística. Também foram instaladas sobre o canal, atravessando de uma margem a outra, estruturas luminosas em formato de arco e semi-arco, evocando a estrela-guia, ao longo de quase toda a sua extensão, do Hospital Português até a altura da Rua Buenos Aires, totalizando dois quilômetros de área decorada.

Outros três pontos da cidade ganharam árvores de Natal. Réplicas da árvore da Agamenon, com 15 metros de altura, serão montadas no Parque da Jaqueira, ao lado da Capela, na Rio Branco, próximo ao Cais do Apolo, e no Parque Dona Lindu, no pátio central.

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE