Nordeste Rural | Homepage


Senar orienta produtores de banana de Pernambuco com assistência técnica e gerenciamento

🕔24.set 2021

Foi para comemorar o dia Nacional da Banana, comemorado, no Brasil, no dia 22 de setembro. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE). Em Pernambuco, o Senar resolveu promover um dia de orientação especial, levando técnicos aos produtores e plantios para mostrar técnicas de manejo e gestão.

A produção de bananas em Pernambuco tem grande expressão econômica. Em todo o estado, mais de 80 bananicultores recebem, gratuitamente, a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/PE, totalizando o acompanhamento técnico de 189 hectares plantados. De setembro de 2020 a agosto de 2021, foram colhidas 1.701 toneladas de banana, representando um faturamento de quase R$ 5 milhões.

Um bom exemplo vem do produtor Bruno Clementino. Ele possui uma área plantada de 5 hectares, na região do N-7, em Petrolina.  Antes da ATeG, a produtividade média era de 5 toneladas/hectare. Com o acompanhamento técnico, sua produção deu um salto significativo e hoje registra a marca de 35 toneladas por hectare em cada safra.

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE