Nordeste Rural | Homepage

Produzir mel aumenta a renda do agricultor mas é preciso ter cuidado com a criação das abelhas

🕔15.jan 2020

abelha no curtiçoCuidados constantes precisam ser dispensados na manutenção do apiário. O produtor deve fazer revisões periódicas para avaliar as condições das colméias e verificar a ocorrência de qualquer irregularidade. Essas revisões normalmente são feitas 15 dias após a instalação do apiário, antes das floradas e, durante as floradas, a cada 15 dias. As revisões podem ser menos freqüentes após as floradas e na entressafra.

As rainhas normalmente têm uma vida útil no máximo de um ano e meio a dois anos. Portanto, é preciso providenciar também a troca periódica das rainhas. “O produtor deve procurar um órgão competente, que vai oferecer orientação para aquisição de rainhas melhoradas, não só para a produção mas também que sejam resistentes a doenças, e que tenham características positivas quanto à enxameação e defensividade. Quanto mais mansa, melhor para lidar “, orienta a Engenheira Agrônoma e especialista Vandira da Mata.

É muito importante que se possa manipular mel de forma higiênica e segura, garantindo ao consumidor a qualidade do produto final. Para isto, os procedimentos de manipulação do produto devem ser realizados em instalações e condições adequadas em uma unidade de extração ou “Casa do Mel”. Além de todao esses detalhes, a construção de uma Unidade de Beneficiamento de Mel deve obedecer às normas sanitárias do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

 

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE