Produtores brasileiros de orgânicos vão à feira na Alemanha
Para aproveitar o câmbio favorável e ampliar a estratégia no mercado externo, nove empresas vão para a mais importante feira mundial do setor de produtos orgânicos – a BIOFACH Nuremberg, que acontece de 10 a 13 deste mês, na Alemanha. É um momento importante porque o setor de orgânicos está comemorando o crescimento de 30% em 2015.
O coordenador executivo do Projeto Organics Brasil, Ming Liu, avalia 2015 como um bom ano para o setor e acredita que, em 2016, as exportações aumentem de 15 a 20%. “As empresas brasileiras têm exportado para mais de 40 países, sendo os principais produtos as matérias-primas semi-processadas, como: açúcar, óleo de dendê e outros óleos vegetais, castanha de caju, sucos de frutas (açaí), mel, erva-mate, frutas tropicais congeladas, café, preparações capilares, própolis e cachaça”, explica Ming Liu.
As empresas brasileiras que participam da Biofach Nuremberg as são Native, com produtos como açúcar, sucos e alimentos da linha matinais; Jalles Machado, com açúcar; Triunfo do Brasil, levando o mate brasileiro; MN Própolis, o mel; Resibras com a castanha; Brasilbev, energético; Vapza que produz vários alimentos; a Associação de Cafeicultura Organics do Brasil – ACOB, claro, com café; e a Surya Brasil, que é produtora de cosméticos.

