Previsão de chuva para todas as regiões brasileiras nos próximos 15 dias
Muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do Norte e até de alguns estados da Região Nordeste do Brasil devem acumular grandes volumes de chuva durante a segunda quinzena de fevereiro de 2018 e os primeiros dias de março. Os maiores totais estimados para o período de 15 dias em geral variam de 200 a 300 mm.
No período entre 17 e 21 de fevereiro, a chuva vai continuar escassa sobre Roraima, na maior parte da Bahia, no norte de Minas Gerais, no Espírito Santo e também sobre grande parte do Rio Grande do Sul. As pancadas de chuva se distribuem com relativa uniformidade sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil.
No período entre 22 e 26 de fevereiro, a chuva deve ser mais frequente e forte sobre o Amapá Pará, mas também sobre a maioria das áreas do Centro-Oeste e do Sudeste. Várias áreas de Goiás, do Distrito Federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo podem acumular pelo menos metade da média de chuva normal para fevereiro. Mas a chuva continua escassa na maioria das áreas da Região Sul do Brasil.
Para o período entre 27 de fevereiro e 3 de março de 2018, a previsão é de pancadas de chuva regulares sobre as Regiões Norte e Centro-Oeste . Mas há uma tendência de chuva mais frequente sobre o Mato Grosso do Sul. O mês de março deve começar com predomínio de tempo seco em particular sobre o Rio Grande do Sul, mas acumulados da ordem de 100 mm em 5 dias podem ser observados novamente nos estados do Sudeste. Os dados são da Clima Tempo.
Uma tecnologia criada pela Embrapa permite integração do agricultor no manejo do solo, implantação de culturas e conservação ambiental 0
