Nordeste Rural | Homepage


Os cuidados para o pasto que o cavalo deve consumir

0 Comments 🕔11.jun 2024

Cavalos pastam

Para manter os cavalos em bom estado de saúde é importante que o produtor preste atenção à dieta dos animais, tendo em mente que forragens são mais adequadas, principalmente quanto aos valores nutricionais e à quantidade a ser fornecida. Um dos cereais mais utilizados na alimentação de eqüinos é o milho, que deve ser fornecido moído na forma de fubá grosso (o fino pode causar cólicas nos animais).

Já o feno deve ser oferecido picado e sem poeira, pois esta pode afetar o sistema respiratório dos cavalos. Quando usar a silagem, o produtor deve observar bem o estado de conservação do alimento: ele não pode apresentar nem vestígios de mofo. É importante destacar ainda que a alimentação fornecida ao gado nem sempre é a mais adequada para cavalos e, dependendo do alimento fornecido, o animal pode até adoecer.

Os suplementos minerais formulados para bovinos não são apropriados para eqüinos pois têm grande concentração de fósforo e baixo teor de cálcio e este é justamente o mineral mais importante da dieta dos cavalos.  

Para o pesquisador Haroldo Pires de Queiroz, difusor de tecnologia da Embrapa Gado de Corte,  uma alimentação errada ou desequilibrada pode levar a doenças graves, como a conhecida cara inchada.

 

 

No Comments

No Comments Yet!

No one have left a comment for this post yet!

Write a Comment

<

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE