Nordeste Rural | Homepage


No Piauí, programa municipal doa mudas de cajueiro para os agricultores

🕔02.fev 2022

O Programa é do município de Santo Antonio de Lisboa, no interior do Piauí. Pelo segundo ano a Secretaria Municipal de Agricultura do município fez distribuição de mudas de clone de cajueiro anão precoce CCP 76 a agricultores da região.  A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SAF) e o projeto Viva Semiárido, que tem como objetivo contribuir para a redução dos níveis de extrema pobreza da população rural piauiense por meio de atividades produtivas.

De acordo com Natália Leal, secretária Municipal de Agricultura, foram destinadas 100 mudas de cajueiro-anão para cada agricultor. As plantas são destinadas exclusivamente para o plantio e sua venda é proibida. Segundo Odirlei Cipriano, viveirista que forneceu as mudas aos agricultores, a cajucultura é extremamente importante para o município, haja vista ser o carro chefe da economia da região. Caso não houvesse o plantio de caju, a população não teria outra fonte de renda segura que possibilitasse a sobrevivência no território.

Ele acrescenta: “Esse programa de distribuição de mudas é muito importante porque ele vem no momento de pandemia, com a baixa no preço dos produtos, os produtores tiveram dificuldade em adquirir as mudas de forma particular”.

Conforme foi divulgado, o Piauí registrou queda na produção da castanha de caju. Os números caíram de 23,1 mil toneladas, em 2020, para 19 mil toneladas, em 2021. O rendimento também seguiu a mesma tendência de queda, decrescendo de 326 quilos de castanha de caju por hectare para 263 quilos de castanha de caju por hectare no intervalo de um ano.

Pedro Andrade, supervisor das Pesquisas Agropecuárias do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Piauí, ressalta a necessidade de adotar um manejo adequado visando ao crescimento da produção.

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE