Nordeste Rural | Homepage
Advertisement

Milhares de pessoas visitam a Agrinordeste em Pernambuco

🕔26.set 2019

Uma multidão ocupou ontem todos os 9 mil metros quadrados do Centro de Convenções de Pernambuco, onde está instalada o 27º Agrinordeste, a maior feira “in door” do agronegócio do norte e nordeste. Numa circulação pelo local pudemos acompanhar o frenesi dos interessados em fazer compras de produtos como doce, queijo, e hortifrutigranjeiros como batata doce, cuentro e cebolinha, rúcula, alface, macaxeira, tudo cultivado organicamente. E com preços bem mais baixo do que os das feiras do Recife.

Caminhando mais um pouco, pode-se acompanhar a alegria dos desfiles da moda country que chamou atenção da turma jovem e chamou atenção de centenas de pessoas no corredor dedicado à moda. Mais alguns passos e novo aglomerado: desta vez para ver os ensinamentos e orientações de treinamento para pets, na Arena Agrinordeste. Um espaço dedicado às oficinas de doma de equinos e treinamento para cachorros de todos os tamanhos.

Para o setor de seminários, o movimento não foi menor. Gente buscando espaço para participar dos encontros onde se falou sobre produção de leite, produção de mel, criação de ovelhas e cabras, além de Turismo Rural. Numa das salas mais concorridas, o presidente da Confederação Nacional da Agricultura, João Martins, falou para lideranças sindicais do setor rural de Pernambuco, diretores de entidades como Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco, Avipe, Sindaçucar e Sociedade Nordestina dos Criadores.

João Martins passou o recado de que “É preciso organizar os produtores, para organizar a produção”. Segundo o presidente da CNA o agricultor e o pecuarista nordestinos não podem baixar a cabeça e aceitar com resignação a falta de atenção que o governo federal dá ao setor rural do nordeste, mas é preciso levantar a cabeça e reagir contra a falta de políticas voltadas para atender as necessidades da região, que são bem diferentes das outras regiões do pais.

Hoje é o último dia da feira e as atenções estão voltadas para a feira de produtos do campo, onde centenas de fornecedores estão vendendo os melhores produtos feitos artesanalmente. Também será possível escolher implementos agrícolas como máquinas e tratores, bem como carros, camionetes e insumos agropecuários e agroindustriais. Para Robson Pacheco, que veio de Gravatá para conhecer a feira, “ela vai deixar saudades porque é muito bom ver tudo isso num só lugar. Pena que sejam tão poucos dias”, concluiu.

 

Foto: Juliana Lombardi

Similar Articles

Já é Natal em Garanhuns, interior de Pernambuco

Já é Natal em Garanhuns, interior de Pernambuco 0

A abertura oficial do Natal em Garanhuns, a 272 quilômetros do Recife, foi no final

Fica mais fácil enfrentar a seca quando o pecuarista faz planejamento

Fica mais fácil enfrentar a seca quando o pecuarista faz planejamento 0

É importante o pecuarista se preparar para enfrentar a seca, planejando como vai alimentar o

Ministra diz que assistência técnica para pequeno produtor será prioridade em 2020

Ministra diz que assistência técnica para pequeno produtor será prioridade em 2020 0

As promessas da ministra Tereza Cristina, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ocorreram no Congresso Brasileiro

Novo decreto regulamenta e simplifica o plantio de cana-de-açúcar

Novo decreto regulamenta e simplifica o plantio de cana-de-açúcar 0

O novo decreto revoga um anterior com restrições que impactavam "negativamente as usinas de açúcar

OS búfalos no Estado de Pernambuco: Décadas de História

OS búfalos no Estado de Pernambuco: Décadas de História 0

Por: Ricardo Pessoa – Professor da UFRPE   O professor Ponce de Leon Filho registrou que os

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE