Nordeste Rural | Homepage


Mais renda para o produtor rural com boas práticas na produção de leite de cabra

🕔16.out 2021

Os caprinos fazem parte da dieta alimentar da população da região Nordeste do Brasil e seus produtos são uma boa fonte de renda para o pequeno produtor familiar. O leite de vaca, normalmente, contém pequenas quantidades de minerais como cálcio e fósforo, presentes em maior quantidade no leite de cabra, além disso, o grande número de ácidos graxos saturado de cadeia e glóbulos de gordura de menor tamanho, conferem ao mesmo uma maior digestibilidade, alto valor biólogo e nutricional. Segundo o médico veterinário João Pereira “o leite de cabra é bem mais valorizado e aceito pelo mercado trazendo um retorno econômico muito maior em comparação com os animais de grande porte”.

Para se produzir leite de cabra com qualidade, são alguns cuidados com a alimentação das leiteiras, que precisa ser mais rica em proteínas. Segundo o médico veterinário Farouk Zacharias “o fornecer destes sem período correto, que é no terço final da gestação em torno de cem dias, vai ter repercussão muito grande sem volume de leite produzido, na recuperação da fêmea depois da lactação e no próprio volume do leite “. Leguminosas como o guandu e a leucena, que possuem grande quantidade de proteína, são determinadas recomendadas.

Outro cuidado diz respeito à higiene, que deve ser rigorosa para permitir o controle das principais doenças infecciosas, sem provocar a perda no valor nutricional do leite, e sem comprometer a glândula mamaria da cabra. Para evitar prejuízos, algumas medidas simples já são suficientes, como se certificar de que os materiais usados ​​para fazer a ordenha estão limpos. O ordenhador deve estar com as mãos limpas, unhas cortadas, cabelos e barbas bem feitos.

É muito importante que na hora da ordenha os animais sejam separados entre as que tiveram e que não tiveram mamite (infecção na glândula mamária). Os animais que estão infectados a serem devidos em um terceiro grupo, cujo leite será desprezado. O leite deve ser pasteurizado o mais rápido possível, para não ocorrer mudanças.

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE