Mais de quarenta técnicos foram preparados pelo Senar/PE para melhorar a produtividade na Fruticultura
O curso “Inteligência Profissional e Liderança”, ministrado pelo instrutor Erno Menzel, conteceu no Sebrae Petrolina. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Pernambuco (Senar/PE) promoveu uma semana de capacitação para os profissionais credenciados, que prestam os serviços de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) a fruticultores, no Vale do São Francisco.
A iniciativa reuniu mais de quarenta técnicos de campo, além do coordenador da ATeG/PE, Jailton Bezerra e do supervisor regional da Cadeia Produtiva de Fruticultura, Pedro Mouzinho. Eles são responsáveis pelo atendimento direto aos produtores, por meio de visitas mensais às propriedades agrícolas, onde levam conhecimentos relacionados à gestão da empresa rural e técnicas de manejo para as atividades desenvolvidas.
Durante o treinamento, foram aplicados métodos de desenvolvimento pessoal e de equipes com foco em liderança, inteligência profissional e emocional, automotivação, comunicação assertiva, relacionamento intrapessoal e interpessoal, visando melhorar o desempenho dos participantes nas suas funções.
“Capacitar o trabalhador para pensar com mais clareza e entender seus sentimentos – gerando autoconhecimento, vai ajudá-lo a tomar melhores decisões na vida e no trabalho, impactando positivamente também a vida e o trabalho do beneficiário por ele atendido”, explicou o palestrante.
Nesse sentido, nós adotamos ferramentas para o exercício de uma liderança efetiva junto aos beneficiários da ATeG, para que o técnico consiga com a sua influência, fazer com que ajam de forma correta, apliquem as mudanças que precisam ser feitas, implementem tecnologias e sigam as demais orientações. Isso porque ele vai ter uma capacidade maior de comunicação assertiva, melhorando a interação e os resultados”, concluiu Erno.
De acordo com o superintendente do Senar/PE, Adriano Moraes, além das capacitações técnicas permanentes realizadas, esse treinamento contribuirá essencialmente para a qualidade do trabalho ofertado pela ATeG/PE, pois os técnicos estão preparados para atender os produtores de forma individualizada, com soluções para cada realidade.

