Nordeste Rural | Homepage


Frutas produzidas no Paraná ganham certificação internacional para exportação

🕔28.fev 2022

São cinco frutas que os produtores paranaenses cultivam e que acabaram de se valorizar conquistando a certificação internacional para exportação. Além da goiaba, produtores de Carlópolis, no norte pioneiro, garantiram a certificação Global G.A.P para carambola, abacate, pitaya, figo da Índia e lichia.

A certificação internacional reconhece e atesta a segurança alimentar e sustentabilidade em produtos de origem agrícola e abre as portas do mercado europeu para exportação. Além de ser uma ferramenta para a abertura de novos mercados, a certificação aumenta a confiança do consumidor na inocuidade dos alimentos, demonstrando o compromisso do produtor com a segurança e sustentabilidade alimentar. A norma aborda, principalmente, pontos de rastreabilidade, técnicas de produção (uso controlado de defensivos químicos), preservação do meio ambiente e recursos naturais, aspectos higiênicos (não-contaminação química, física e biológica) e sociais (ambiente de trabalho adequado).

O consultor do Sebrae Paraná, Odemir Capello, lembra que mais essa conquista é fruto de um trabalho que vem sendo realizado a longo prazo, por meio do associativismo. “É uma certificação com foco em mercado, que vem de encontro com a nossa proposta de valor de transformar o norte pioneiro em referência em produtos diferenciados”, pontua. Ele destaca que todo o processo técnico e auditorias, feitas em parceria com a Prefeitura de Carlópolis, foi subsidiado pelo Sebrae, por meio do programa Sebraetec. Para ele, o acesso a novos mercados, interno e externo, fortalecerá a cooperativa.

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE