Nordeste Rural | Homepage


Dois bioinseticidas para combater o mosquito Aedes aegypti

🕔14.fev 2016

mosquito da dengueOs bioinseticidas só são eficientes contra o mosquito na fase de larvas. Desde a década de 1990, os pesquisadores da Embrapa trabalham para controlar esse e outros mosquitos transmissores de doenças a partir do desenvolvimento de inseticidas biológicos capazes de combater os insetos-alvo, sem fazer mal à saúde humana, de animais e ao meio ambiente.

O mosquito Aedes aegypti é vetor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika para as quais não existem vacinas. Portanto, a solução mais eficiente para evitar a propagação das doenças é combater o mosquito transmissor.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia investe, tem dois bioinseticidas que podem ser utilizados no combate ao mosquito. O bioinseticida Bt-horus® SC foi desenvolvido em parceria com a empresa Bthek Biotecnologia Ltda., do Distrito Federal, a partir de uma bactéria conhecida como Bt (Bacilus thuringiensis), amplamente utilizada em programas de controle biológico em todo o mundo.

Um segundo produto com a mesma finalidade – o Inova-Bti SC – foi desenvolvido em parceria com o Instituto Matogrossense do Algodão (IMAmt) e atualmente está em fase de registro. Assim com o Bt-horus, é seletivo e causa a morte apenas das larvas do mosquito, não afetando o homem, animais domésticos, inclusive peixes, aves e insetos benéficos.

Também não afeta o ambiente, por não ser cumulativo ou poluente. É de fácil aplicação e pode ser utilizado pela própria população. A aquisição do bioinseticida Bt-horus®SC, produto já registrado na Anvisa, dever ser feita diretamente com a União Química Farmacêutica Nacional S/A.

Os bioinseticidas são formulados a partir de bactérias denominadas entomopatogênicas, o que significa que são patogênicas (nocivas) apenas contra os insetos, sendo totalmente inofensivas aos outros organismos – plantas, animais e seres humanos.

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE