Nordeste Rural | Homepage


Dicas para o controle de pragas nos cultivos orgânicos de frutas

🕔16.ago 2020

No controle de produção orgânica, o produtor não pode utilizar insumos químicos sintéticos. E nesse caso, o controle de insetos-praga é o grande desafio em qualquer cultivo orgânico. É preciso haver o manejo da vegetação natural do pomar, o manejo nutricional e o monitoramento populacional das pragas e dos inimigos naturais. “No sistema orgânico, é necessário usar muitos métodos preventivos. São necessárias vistorias frequentes na área, para que o inseto possa ser retirado assim que apareça. É o manejo integrado, que envolve prevenção, monitoramento e intervenção”, explica o fitopatologista Aristoteles Matos, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura.

Ele acrescenta que “para evitar a entrada de pragas e doenças no pomar, nosso primeiro passo é a utilização e produção de mudas sadias. Na sequência, é preciso um controle do manejo da vegetação natural com roçagem para diminuir a umidade na plantação e as podas. Com o monitoramento constante da área, na ocorrência de pragas e doenças é necessário a imediata remoção das partes doentes para baixar o máximo possível o nível do problema dentro do pomar. Outro fator importante destacado por Matos é o manejo da irrigação. “Sempre deve ser feita a irrigação que chamamos de subcopa para evitar a molhação das folhas e dos frutos e, assim, o consequente ataque de fungos e doenças. Agora, na ocorrência de pragas ou doenças, aplicamos caldas permitidas na agricultura orgânica, como a calda bordalesa”, conta o pesquisador.

Outro bichinho que deve merecer atenção do produtor, são as formigas cortadeiras. O combate às formigas foi apontado também pelo especialista Osvaldo Araújo como o maior desafio fitossanitário no plantio orgânico. Para ele, a  “grande dificuldade foi no combate às formigas. Mas encontramos um produto orgânico disponível no mercado e obtivemos excelentes resultados”, segundo o sócio da empresa Bioenergia, as formigas foram controladas com uma isca granulada à base de extrato natural de Tefrosia cândida.

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE